Orientações PPP


Construção do PPP e PDE na comunidade Escolar


O Marco Referencial não precisará de revisões constantes, por estar vinculado a contextos filosóficos, socioeconômicos e culturais. Entretanto, o Diagnóstico e o Plano de Ação, exigem uma versão anual por se tratar da dinâmica para cada ano letivo. 

1- MARCO REFERENCIAL
Devemos sempre levar em consideração a pergunta como desejamos?

1. 1 Marco situacional

  1.  Como se vê e sente o mundo atual, seus traços mais marcantes?
  2.  Quais os sinais de forças e fraquezas e suas causas da sociedade atual?
  3. Quais são os aspectos geográficos e humanos que identifiquem a unidade escolar? (localização, aspectos socioeconômicos da demanda, histórico da instituição)
  1.  Qual o significado da escola para essa comunidade?
1. 2 Marco teórico

  1. Que sociedades a escola quer construir e que ser humano queremos formar?
  2. Que valores queremos que nossos alunos pratiquem ou exerçam em sua vida?
  3. Qual a função social da escola e como deve ser a escola para que ela cumpra essa função social?
  4. Que concepção de currículo deve ser assumida pela escola considerando as Políticas Estaduais e Nacionais de Educação?
  5. Que concepção de ensino aprendizagem deve ser assumida pela escola?

Qual concepção de avaliação que deve ser assumida pela escola? 
1.3           Marco Operativo

1.3.1 Dimensão ambiente educativo e ambiente físico;

Como desejamos que seja o ambiente escolar em relação aos aspectos?

a) Físico - de modo que favoreça as ações pedagógicas:
ü  Estrutura física
ü  Mobiliário e Equipamentos
ü  Materiais e recursos pedagógicos
ü  Biblioteca

b) Comportamental - de todos os envolvidos no processo educativo da escola, nos âmbitos: psicológico, afetivo, interpessoal, alteridade, compromisso e respeito.

1.3.2 Dimensão práticas pedagógicas e avaliação pedagógica, correção das defasagens, permanência e sucesso escolar;

Como desejamos?
ü  A implementação das diretrizes curriculares;
ü  Elaboração e implementação da proposta pedagógica da escola;
ü  Planejamento das aulas;
ü  Utilização das estratégias e dos recursos pedagógicos (metodologia);
ü  Prática pedagógica inclusiva;
ü  Avaliação Pedagógica;
ü  Avaliações externas (Prova Brasil, IDEB, ENEM, PISA...)

1.3.3        Dimensão gestão escolar democrática;

     Como desejamos?
ü  O CDCE – Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar;
ü  Participação dos demais membros da comunidade (alunos, pais, professores, técnicos, apoio);
ü  Democratização da informação;
ü  Gestão de conflitos.


1.3.4        Dimensão formação e condições de  trabalho dos profissionais da escola;

Como desejamos

a) Formação Continuada;
b) Assiduidade e Pontualidade.



1.3.5        Dimensão  organização administrativa;

Como desejamos?
ü  Arquivos;
ü  Controle e conservação do patrimônio da escola;
ü  Secretaria da escola


2- DIAGNÓSTICO

Como é? Como está a escola hoje?
Esta etapa requer análise dos dados apresentados acima, estabelecendo relação entre o que foi desejado e o que temos de real. Como se conhece a realidade? Por meio de pesquisa, ou seja, levantamento de dados da instituição. Para cada dimensão é importante descrever exatamente como a escola está organizada para, a partir daí, serem analisadas e feitos os apontamentos para aproximar do ideal pensado anteriormente.
1)      Dimensão ambiente físico e educativo:

Como está hoje o ambiente escolar em relação aos aspectos? 
a) Físicos:
-Estrutura física
- Mobiliário e Equipamentos.
- Materiais e recursos pedagógicos
- Biblioteca
a) Comportamental: de todos os envolvidos no processo educativo da escola, nos âmbitos: psicológico, afetivo, interpessoal, alteridade, compromisso e respeito.

2 ) Dimensões práticas pedagógicas e avaliação:
Como está hoje ?

  1. As diretrizes curriculares estão implementadas;
  2. Elaboração e implementação da proposta pedagógica da escola;
  3. Planejamento das aulas;
  4. Utilização das estratégias e dos recursos pedagógicos (metodologia);
  5. Prática pedagógica inclusiva;
  6. Avaliação Pedagógica;
  7. Avaliações externas (Prova Brasil, IDEB, ENEM, PISA...) 
3) Gestão Escolar Democrática

Como está hoje ?
  1. O CDCE –Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar;
  2. Participação dos demais membros da comunidade (alunos, pais, professores,
  3.  técnicos, apoio);
  4. Democratização da informação;
  5. Gestão de conflitos. 

4) Formação dos profissionais da escola
Como está hoje?
  1. Formação continuada;
  2. Assiduidade e Pontualidade. 
5 ) Organização administrativa:
Como está hoje?
  1. Arquivos;
  2. Controle e conservação do patrimônio da escola;
  3. Secretaria da escola.
  4. Biblioteca
  5. TIC- Tecnologia de Informação e Comunicação (como  está o acervo e o acesso aos meios de informação e comunicação (internet, telefone, malote, etc) na escola?)
2 )Dimensão ambiente físico e educativo:
Como está hoje o ambiente escolar em relação aos aspectos?

a) Físicos:
-Estrutura física
- Mobiliário e Equipamentos.
- Materiais e recursos pedagógicos
- Biblioteca
a) Comportamental: de todos os envolvidos no processo educativo da escola, nos âmbitos: psicológico, afetivo, interpessoal, alteridade, compromisso e respeito.


2 ) Dimensões práticas pedagógicas e avaliação:
Como está hoje ?
  1.  

  1. As diretrizes curriculares estão implementadas;
  2. Elaboração e implementação da proposta pedagógica da escola;
  3. Planejamento das aulas;
  4. Utilização das estratégias e dos recursos pedagógicos (metodologia);
  5. Prática pedagógica inclusiva;
  6. Avaliação Pedagógica;
  7. Avaliações externas (Prova Brasil, IDEB, ENEM, PISA...) 
3) Gestão Escolar Democrática

Como está hoje ?
  1. O CDCE –Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar;
  2. Participação dos demais membros da comunidade (alunos, pais, professores,
  3.  técnicos, apoio);
  4. Democratização da informação;
  5. Gestão de conflitos. 
4) Formação dos profissionais da escola
Como está hoje?
  1. Formação continuada;
  2. Assiduidade e Pontualidade.
5 ) Organização administrativa:
Como está hoje?
  1. Arquivos;
  2. Controle e conservação do patrimônio da escola;
  3. Secretaria da escola.
  4. Biblioteca
  5. TIC- Tecnologia de Informação e Comunicação (como  está o acervo e o acesso aos meios de informação e comunicação (internet, telefone, malote, etc) na escola?) 


3- PLANO DE AÇÃO

O que faremos? O que compraremos para melhorar o físico e o pedagógico da escola?
Plano de ação é o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo, destinadas a superar as dificuldades apontadas no PPP. Tem por finalidade diminuir a distância entre a realidade da instituição apontada no diagnóstico (identificando as necessidades) e o que estabelece o marco operativo no campo do ideal pensado pela escola. Esta etapa do planejamento deve conter todas as ações financiáveis (prestação de contas) e as, não financiáveis.
O que podemos comprar? O que vamos comprar? O que necessitamos no pedagógico para o desenvolvimento de Projetos? Metodologias diferenciadas? Quais matérias de consumo e permanentes a escola necessita?

1.      Previsão de Receitas (PDE – SEDUC; PDDE; PNAE- Alimentação Escolar)   
2.      Plano de Ações (O que vamos comprar e o que vamos pagar)
3.      Plano de Demanda (Quais as necessidades físicas, administrativas e pedagógicas)




Referenciais Bibliográficos:

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 18 ed. São Paulo: Libertad Editora, 2008.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.



 Aprender a distância



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