Construção do
PPP e PDE na comunidade Escolar
O Marco Referencial não precisará de revisões constantes, por estar
vinculado a contextos filosóficos, socioeconômicos e culturais. Entretanto, o Diagnóstico e o Plano de Ação, exigem
uma versão anual por se tratar da dinâmica para cada ano letivo.
1- MARCO REFERENCIAL
Devemos sempre levar em
consideração a pergunta como desejamos?
1. 1 Marco situacional
- Como se vê e sente o mundo atual, seus traços mais marcantes?
- Quais os sinais de forças e fraquezas e suas causas da sociedade atual?
- Quais são os aspectos geográficos e humanos que identifiquem a unidade escolar? (localização, aspectos socioeconômicos da demanda, histórico da instituição)
- Qual o significado da escola para essa comunidade?
1. 2 Marco teórico
- Que sociedades a escola quer construir e que ser humano queremos formar?
- Que valores queremos que nossos alunos pratiquem ou exerçam em sua vida?
- Qual a função social da escola e como deve ser a escola para que ela cumpra essa função social?
- Que concepção de currículo deve ser assumida pela escola considerando as Políticas Estaduais e Nacionais de Educação?
- Que concepção de ensino aprendizagem deve ser assumida pela escola?
Qual
concepção de avaliação que deve ser assumida pela escola?
1.3
Marco Operativo
1.3.1 Dimensão ambiente educativo
e ambiente físico;
Como desejamos que seja o
ambiente escolar em relação aos aspectos?
a)
Físico - de modo
que favoreça as ações pedagógicas:
ü Estrutura física
ü Mobiliário e Equipamentos
ü Materiais e recursos pedagógicos
ü Biblioteca
b)
Comportamental -
de todos os envolvidos no processo educativo da escola, nos âmbitos:
psicológico, afetivo, interpessoal, alteridade, compromisso e respeito.
1.3.2 Dimensão
práticas pedagógicas e avaliação pedagógica, correção das defasagens,
permanência e sucesso escolar;
Como desejamos?
ü
A
implementação das diretrizes curriculares;
ü
Elaboração
e implementação da proposta pedagógica da escola;
ü
Planejamento
das aulas;
ü
Utilização
das estratégias e dos recursos pedagógicos (metodologia);
ü
Prática
pedagógica inclusiva;
ü
Avaliação
Pedagógica;
ü Avaliações externas (Prova
Brasil, IDEB, ENEM, PISA...)
1.3.3
Dimensão
gestão escolar democrática;
Como desejamos?
ü O CDCE – Conselho Deliberativo da
Comunidade Escolar;
ü Participação dos demais membros
da comunidade (alunos, pais, professores, técnicos, apoio);
ü Democratização da informação;
ü Gestão de conflitos.
1.3.4
Dimensão
formação e condições de trabalho dos
profissionais da escola;
Como
desejamos
a)
Formação Continuada;
b)
Assiduidade e Pontualidade.
1.3.5
Dimensão organização administrativa;
Como desejamos?
ü
Arquivos;
ü
Controle
e conservação do patrimônio da escola;
ü Secretaria da escola
2- DIAGNÓSTICO
Como
é? Como está a escola hoje?
Esta
etapa requer análise dos dados apresentados acima, estabelecendo relação entre
o que foi desejado e o que temos de real. Como se conhece a realidade? Por meio
de pesquisa, ou seja, levantamento de dados da instituição. Para cada dimensão
é importante descrever exatamente como a escola está organizada para, a partir
daí, serem analisadas e feitos os apontamentos para aproximar do ideal pensado
anteriormente.
1)
Dimensão
ambiente físico e educativo:
Como
está hoje o ambiente escolar em relação aos aspectos?
a) Físicos:
-Estrutura
física
-
Mobiliário e Equipamentos.
-
Materiais e recursos pedagógicos
-
Biblioteca
a) Comportamental: de todos os envolvidos no
processo educativo da escola, nos âmbitos: psicológico, afetivo, interpessoal,
alteridade, compromisso e respeito.
2
) Dimensões práticas pedagógicas e avaliação:
Como
está hoje ?
- As diretrizes curriculares estão implementadas;
- Elaboração e implementação da proposta pedagógica da escola;
- Planejamento das aulas;
- Utilização das estratégias e dos recursos pedagógicos (metodologia);
- Prática pedagógica inclusiva;
- Avaliação Pedagógica;
- Avaliações externas (Prova Brasil, IDEB, ENEM, PISA...)
3)
Gestão Escolar Democrática
Como
está hoje ?
- O CDCE –Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar;
- Participação dos demais membros da comunidade (alunos, pais, professores,
- técnicos, apoio);
- Democratização da informação;
- Gestão de conflitos.
4)
Formação dos profissionais da escola
Como
está hoje?
- Formação continuada;
- Assiduidade e Pontualidade.
5
) Organização administrativa:
Como
está hoje?
- Arquivos;
- Controle e conservação do patrimônio da escola;
- Secretaria da escola.
- Biblioteca
- TIC- Tecnologia de Informação e Comunicação (como está o acervo e o acesso aos meios de informação e comunicação (internet, telefone, malote, etc) na escola?)
2 ) Dimensão ambiente físico e educativo:
Como
está hoje o ambiente escolar em relação aos aspectos?
a) Físicos:
-Estrutura
física
-
Mobiliário e Equipamentos.
-
Materiais e recursos pedagógicos
-
Biblioteca
a) Comportamental: de todos os envolvidos no
processo educativo da escola, nos âmbitos: psicológico, afetivo, interpessoal,
alteridade, compromisso e respeito.
2
) Dimensões práticas pedagógicas e avaliação:
Como
está hoje ?
- As diretrizes curriculares estão implementadas;
- Elaboração e implementação da proposta pedagógica da escola;
- Planejamento das aulas;
- Utilização das estratégias e dos recursos pedagógicos (metodologia);
- Prática pedagógica inclusiva;
- Avaliação Pedagógica;
- Avaliações externas (Prova Brasil, IDEB, ENEM, PISA...)
3)
Gestão Escolar Democrática
Como
está hoje ?
- O CDCE –Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar;
- Participação dos demais membros da comunidade (alunos, pais, professores,
- técnicos, apoio);
- Democratização da informação;
- Gestão de conflitos.
4)
Formação dos profissionais da escola
Como
está hoje?
- Formação continuada;
- Assiduidade e Pontualidade.
5
) Organização administrativa:
Como
está hoje?
- Arquivos;
- Controle e conservação do patrimônio da escola;
- Secretaria da escola.
- Biblioteca
- TIC- Tecnologia de Informação e Comunicação (como está o acervo e o acesso aos meios de informação e comunicação (internet, telefone, malote, etc) na escola?)
3- PLANO DE AÇÃO
O que faremos? O que compraremos para melhorar o físico
e o pedagógico da escola?
Plano
de ação é o conjunto de ações programadas, no espaço de um ano letivo,
destinadas a superar as dificuldades apontadas no PPP. Tem por finalidade
diminuir a distância entre a realidade da instituição apontada no diagnóstico
(identificando as necessidades) e o que estabelece o marco operativo no campo
do ideal pensado pela escola. Esta etapa do planejamento deve conter todas as
ações financiáveis (prestação de contas) e as, não financiáveis.
O
que podemos comprar? O que vamos comprar? O que necessitamos no pedagógico para
o desenvolvimento de Projetos? Metodologias diferenciadas? Quais matérias de
consumo e permanentes a escola necessita?
1.
Previsão
de Receitas (PDE – SEDUC; PDDE;
PNAE- Alimentação Escolar)
2.
Plano
de Ações (O que vamos comprar e
o que vamos pagar)
3.
Plano
de Demanda (Quais as
necessidades físicas, administrativas e pedagógicas)
Referenciais Bibliográficos:
VASCONCELLOS, Celso dos Santos.
Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico. 18
ed. São Paulo: Libertad Editora, 2008.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como
construir o projeto político pedagógico da escola. 7 ed. São Paulo: Cortez,
2007.
GANDIN, Danilo. A prática do
planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e
movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. 14
ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Aprender a distância
A proposta dos cursos on
line é inovadora do ponto de vista da modalidade de ensino-aprendizagem. Uma
experiência que, sendo a primeira para muitos, deve ser tomada como desafiadora
e motivadora. O adulto busca consequências práticas associadas à sua realidade
para dar sentido ao seu aprendizado. Quem faz cursos on line deve estar
interessado em aprender mais para poder pensar e fazer de outra forma aquilo
que já vem fazendo ao longo de sua experiência profissional. Além, é claro, de
melhorar as suas condições de existência.
O MEC disponibiliza a plataforma e-proinfo na realização de
cursos on-line. No entanto para evitar interrupção nas datas previstas e facilitar
a comunicação entre cursistas e formadores foi disponibilizado na web, blog http://wwweducar10.blogspot.com material
bibliográfico, atividades e orientações do curso com acompanhamento dos Professores
Formadores.
È necessário você cursista programar-se de acordo com a carga
horaria do curso e do seu trabalho para evitar atrasos em seus estudos e
postagens.
Ao entrar na plataforma com usuário e senha, você terá uma pagina azul na qual você deve procura a" turma A", logo abaixo e clique que terá acesso a pagina amarela.
Nesta pagina você encontrará uma ferramenta chamada " INTERAÇÃO" que disponibiliza outra ferramenta chamada diário de bordo e forum que são as paginas de desenvolvimento de atividades.