ENCONTRO DE PROFESSORES E GESTORES DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO XINGU PARA ESTUDOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP
A Formação Continuada aos Educadores da Educação Escolar Indígenas das Escolas localizadas no Xingu aconteceu nos dias 13/05/2013 a 17/05/2013. Por solicitação da Coordenadoria
da Educação Escolar Indígena/SEDUC, os CEFAPROS de Barra do Garças, Primavera
do Leste e Sinop desenvolveram formação continuada aos educadores das
Escolas do Município de Gaucha do Norte
EEI Central Karib, EEI Leonardo Villas
Boas, EEI Piyulaga, EEI Mavutsinin, EIM Madri Mehinako; do Município de Marcelândia EEI Kamadu,
EEI Panaku; Município de São José do Xingu, EEI Bitahama; do Município de Querência EEI Central Kĩsêdjê; do Município de São Félix do Araguaia EEI Diauraum e
do Município de Feliz Natal EEI
Central Ikpeng, EEMI Maraka, EEMI
Jaytata EEMI Aruwak integrando saberes com objetivo de proporcionar reflexão dos conceitos sobre o PPP contribuindo para elaboração e/ou revisão dos projetos das
escolas indígenas do Xingu considerando
as especificidades étnicas e regionais do Alto, Médio, Baixo e
Leste Xingu.
Contamos com a
presença de uma representante da Assessoria de Canarana Ivone Tirlone e da assessoria de Gaucha do Norte Anialce da
Silva Lima que permaneceu e participou todos os dias mediando e contribuindo na
construção do PPP de suas escolas. Esteve em acompanhamento e auxilio a
assessora Técnica Pedagógica da SEDUC Bernardete F. de Lara e a superintendente das Diversidades Educacionais- SUD Josefina Costa
de Jesus. Também se fez presente uma representante da Funai acompanhando as atividades.
Os Educadores realizaram estudos teóricos sobre
Projeto Politico Pedagógico e reflexões significativas para a construção
coletiva do Marco Referencial, Diagnóstico e o Plano de Ação. As oficinas foram
organizadas por escola e etnia facilitando a comunicação coletiva e informações
na organização do PPP.
Foi possível
planejar junto aos diretores um plano de trabalho para a pesquisa
socioantropológica na escola com levantamento de dados para a continuidade da
construção do PPP no coletivo. Foi
possível repassar informações prévias sobre a CONAE propondo para a participação
com adições ou supressões de textos significativos para a Educação Escolar
Indígena. Junto com o Diretor da Escola Central Ikpeng planejamos estratégias
de comunicação que facilitam o acompanhamento das atividades pedagógicas dos
Educadores na escola e em acordo informal ficou programado a presença do
CEFAPRO em Agosto para formação sobre as Orientações Curriculares e concepções
de avaliação processual e descrição de relatórios do ensino aprendizagem. Para
o Sala do Educador orientei estudos individuais de teorias que fortaleçam as
necessidades dos educadores em relação as dificuldades de ensino e aprendizagem
já que a gestão não tem como acompanhar os grupos de estudos dos educadores das
salas anexas.
O TRABALHO BACANA,CONSTRUÇAO COLETIVAS PPP.CADA ETNIA DO XINGU, PROFESSORES TIVERAM UM TRABLHO BACANA ,DE APRESENTA OS TRABALHOS DE PPP NA VISAO DE CADA ETNIA ,SUA PROSPOSTA COMO DESEJAM QUE DI FATO ESCOLA DA ALDEIA FUNCIONE...
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