Formação de Professores


ENCONTRO DE PROFESSORES E GESTORES DAS ESCOLAS INDÍGENAS DO XINGU PARA ESTUDOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - PPP

A  Formação Continuada aos Educadores da Educação Escolar Indígenas das Escolas localizadas no Xingu aconteceu nos dias 13/05/2013 a 17/05/2013. Por solicitação da Coordenadoria da Educação Escolar Indígena/SEDUC, os CEFAPROS de Barra do Garças, Primavera do Leste e Sinop desenvolveram formação continuada aos educadores das Escolas do Município de  Gaucha do Norte EEI Central Karib,  EEI Leonardo Villas Boas, EEI Piyulaga, EEI Mavutsinin, EIM Madri Mehinako;  do Município de Marcelândia  EEI Kamadu,  EEI Panaku; Município de São José do Xingu, EEI Bitahama;  do Município de Querência EEI Central Kĩsêdjê;  do Município de São Félix do Araguaia  EEI Diauraum e  do Município de  Feliz Natal  EEI  Central  Ikpeng, EEMI Maraka, EEMI Jaytata EEMI Aruwak integrando saberes com objetivo de proporcionar reflexão  dos conceitos sobre o PPP contribuindo para  elaboração e/ou revisão dos projetos das escolas indígenas do Xingu  considerando as especificidades étnicas e regionais do Alto, Médio, Baixo  e  Leste Xingu.



Contamos com a presença de uma representante da Assessoria de Canarana Ivone Tirlone  e da assessoria de Gaucha do Norte Anialce da Silva Lima que permaneceu e participou todos os dias mediando e contribuindo na construção do PPP de suas escolas. Esteve em acompanhamento e auxilio a assessora Técnica Pedagógica da SEDUC Bernardete  F. de Lara e a superintendente das  Diversidades Educacionais- SUD Josefina Costa de Jesus. Também se fez presente uma  representante da Funai acompanhando as atividades.
 




Os Educadores realizaram estudos teóricos sobre Projeto Politico Pedagógico e reflexões significativas para a construção coletiva do Marco Referencial, Diagnóstico e o Plano de Ação. As oficinas foram organizadas por escola e etnia facilitando a comunicação coletiva e informações na organização do PPP. 




Foi possível planejar junto aos diretores um plano de trabalho para a pesquisa socioantropológica na escola com levantamento de dados para a continuidade da construção do PPP no coletivo.  Foi possível repassar informações prévias sobre a CONAE propondo para a participação com adições ou supressões de textos significativos para a Educação Escolar Indígena. Junto com o Diretor da Escola Central Ikpeng planejamos estratégias de comunicação que facilitam o acompanhamento das atividades pedagógicas dos Educadores na escola e em acordo informal ficou programado a presença do CEFAPRO em Agosto para formação sobre as Orientações Curriculares e concepções de avaliação processual e descrição de relatórios do ensino aprendizagem. Para o Sala do Educador orientei estudos individuais de teorias que fortaleçam as necessidades dos educadores em relação as dificuldades de ensino e aprendizagem já que a gestão não tem como acompanhar os grupos de estudos dos educadores das salas anexas.

Um comentário:

  1. O TRABALHO BACANA,CONSTRUÇAO COLETIVAS PPP.CADA ETNIA DO XINGU, PROFESSORES TIVERAM UM TRABLHO BACANA ,DE APRESENTA OS TRABALHOS DE PPP NA VISAO DE CADA ETNIA ,SUA PROSPOSTA COMO DESEJAM QUE DI FATO ESCOLA DA ALDEIA FUNCIONE...

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